Inteligência Acionável – Enviando Relatórios por Email (OBIEE 11g)

Publicado: 17/09/2013 por Felipe Idalgo em Ambiente/Infraestrutura, Manuais
Tags:, , ,

Olá Pessoal, como estão?

Venho hoje falar um pouco de uma das funcionalidades mais utilizadas no OBIEE, o envio de relatórios por e-mail.

Se imagine na seguinte situação:

“Seu chefe quer um “bendito” relatório no e-mail dele todo dia as 8h00 com dados atualizados da carga executada de madrugada.

Este relatório para lhe ajudar, demora 1 hora para executar (o que em um mundo real seria atípico). Ou seja, você precisará chegar todos os dias as 07h00 no serviço para acessar o OBIEE, executar o relatório e enviá-lo ao seu chefe até as 8h00.”

Na situação acima eu particularmente mudaria de emprego, rs… brincadeiras a parte….

O OBIEE tem mecanismos de agendamento e entrega de informações, todo este processo acima pode ser (E DEVE) automatizado.

Bom, vamos lá para a parte prática.

1 – Antes de enviarmos e-mails pelo OBIEE, precisamos configurar as informações de envio, como servidor SMTP, conta de e-mail remetente e etc.

Para isso, acesse o Enterprise Manager (http://<servidor>:7001/em)

Clique em Business Intellingece >coreapplication

Clique na aba “Implantação”

E por fim, clique na sub-aba “E-mail”

Aqui temos a parametrização para o serviço de entrega de e-mails

Para configurarmos este serviço clique em “Bloquear e Editar Configuração”

Com as configurações liberadas para edição, precisamos basicamente configurar os seguintes parâmetros para habilitarmos o envio de e-mails através do OBIEE:

Preencha de acordo com o seu servidor SMTP e sua conta de saída.

Clique em “Aplicar” e após em “Ativar Alterações” para efetuar o commit dos arquivos de configuração

.

Aguarde até a mensagem de que a ativação foi realizada com sucesso aparecer. Após clique em “Fechar”

Mesmo com o commit realizado, as configurações feitas ainda não estão disponíveis sendo necessário o restart do serviços do OPMN.

Clique na aba “Visão Geral” e Após em “Reiniciar Serviços”

.

Aguarde a mensagem de finalização da execução do Stop/Start dos serviços (ao final uma mensagem com o status da execução aparecerá. Para que tenhamos sucesso nas próximas etapas, não podem ter ocorrido erros nessas etapas anteriores)

2 – Depois de realizar a configuração do serviço, vamos criar um agente para testar o envio de e-mails.

Se conecte no OBIEE (http://<servidor>:9704/analytics)

Na tela inicial, clique em “Novo”>”Inteligência Acionável”>”Agente”

Nesta interface temos diversas opções de configuração de entrega, como envio condicional, agendamento de envio, destinatários, e etc.

Como nosso intuito neste post é testar o envio de e-mails, vamos ao prático.

Clique na aba “Conteúdo da Entrega” para selecionarmos uma análise para envio

Selecione uma análise para envio, clicando em “Procurar”

Agora clique em “Destinatários” para informarmos um e-mail de destino, ou seja, para a entrega do relatório configurado anteriormente.

Clique em “Adicionar Destinatário de E-mail” e adicione um e-mail de destino

*note que é possível adicionar "N" destinatários neste campo separados por vírgula.

Clique em “OK” e salve seu agente

Agora para testar o envio de e-mail, clique em “Executar Agente Agora”

E depois é só conferir no e-mail

Com o serviço de entrega de e-mails funcionando, você tem a possibilidade agora de enviar um relatório diariamente (ou outra periodicidade) a um ou mais destinatários, a partir da aba de configuração “Programação”

É isso ai pessoal, espero que tenham gostado. É um procedimento simples, porém muito usual.

Abraços

Felipe Idalgo

felipe.idalgo

comentários
  1. Alan disse:

    No Obiee nos chamamos essa feature de BI/Delivers ou Ibots/agents etc..

  2. Alan disse:

    Esqueci de comentar, o post esta bom mas e basico, no mundo real pode haver a necessidade de se passar um range de data ou algum outro criterio, ai seria necessario o uso das variaveis de repositorio (dinamicas) etc…..congrats pelo blog
    abcs

  3. Diego Macena disse:

    Felipão, o que acontece se o Relatório trava (por ex, este relatório de uma hora.

    O email não sai ? qual seria a forma de monitorar isto ? imaginando que eu tenha um ambiente com o envio diário de uns 400 relatórios.

    abs

  4. Fredy Holz disse:

    É possivel em um único agente enviar múltiplos relatórios?

  5. ferrerlambert disse:

    Fe, saca só…independente da quantidade de agentes que são criados, caso seja necessário apresentá-los num dash (como no meu caso), todos eles serão agrupados em um único objeto “Alerta”, certo? Sei que é possível determinar quem serão os usuários que poderão ver este ou aquele agente, mas preciso ainda, seccioná-los por assunto dentro das páginas do painel, ou seja, tenho 30 agentes, mas quero apresentar 15 em uma página e 15 em outra, por exemplo. Você sabe se é possível?

  6. Victória disse:

    Bom dia a Todos,
    Tenho tido um problema nos envios automáticos e gostaria de saber se alguém já passou por isso também.
    Disparamos uma média de 20 a 30 por dia para clientes e esporadicamente o BI troca a lista de destinatários com a lista de outro agent, isso tem causado muita confusão.
    Alguém já teve esse problema?

    Muito obrigada a todos.

    Abs

  7. Rodrigo disse:

    Boa tarde a todos

    Apos a virada de ano, estou tendo problemas com os meu agendamentos, eles estão ficando com 1 hora de atraso, timezone e horario do servidor esta ok. Alguem sabe me dizer se existe algum outro parâmetro que preciso alterar para que esse problema não ocorra? Gerei um novo relatório automático para teste e aconteceu o mesmo, ficou com atraso de 1 hora.

    Poderiam me ajudar?

    ATT.

Deixe um comentário