Migração OBI 10.1.3.4 para 11.1.1.6.2 BP1

Publicado: 08/10/2012 por Felipe Idalgo em Ambiente/Infraestrutura
Tags:,

Olá pessoal, mais uma vez  estou aqui para falar um pouco sobre técnicas de migração do Oracle Business Intelligence.

Desta vez abordaremos a migração de um projeto desenvolvido no OBI 10.1.3.4 para o OBI 11.1.1.6.2 BP1 (última release disponível em Ago/2012).

Foi disponibilizado previamente um servidor com a versão 11.1.1.6.2 BP1 do OBI instalada para a realização deste procedimento.

Esta migração será realizada através do “Upgrade Assistant“, este utilitário basicamente serve para recompilar o RPD e o Webcat da versão 10g para a 11g.

Para a nossa grande sorte, rs, foi detectado um bug na suíte que impossibilita a migração direta de uma versão 10.X para a 11.1.1.6.2 BP1, portanto precisei fazer o rollback do patches aplicados no ambiente 11.1.1.6.2 BP1 realizando um “downgrade” do OBI para a versão 11.1.1.6.0. A partir dai o procedimento foi realizado sem novidades.

Passo para a execução da migração

1 – Como a migração através do “UA” só abrange o RPD (modelos, segurança e etc) e o catálogo (analises, dashboards e etc), todos os arquivos customizados no ambiente 10g precisam ser atualizados manualmente no novo ambiente.

 

 

Como não havia customizações no nosso ambiente de origem, apenas se faz necessária a configuração do TNSNAMES para que o novo ambiente consiga enxergar as bases de dados utilizadas.

Para realizar essa configuração basta copiar o arquivos tnsnames.ora do servidor de origem e colar no diretório diretório %ORACLE_HOME%/network/admin, como mostrado na imagem abaixo.

2 – Após a configuração dos acessos as bases de dados, precisamos enxergar o diretório onde estão armazenados nosso RPD e nosso WebCat através do nosso novo servidor (onde foi realizada a instalação da versão 11g), no meu caso compactei os arquivos e transferi para meu novo server.

3 – Execute o Upgrade Assistant, localizado em %ORACLE_HOME%/bin e siga para a próxima tela

4 – Como pode ser visto nesta tela, o UA nos permite realizar uma série de tipos de atualização, tais como schemas de banco, objetos do catalogo de apresentação e até mesmo o repositório do BI Publisher. Selecione a opção de atualização do RPD e Catalogo.

5 – Nas etapas 3 e 4 precisamos informar as definições dos objetos que serão atualizados e os dados para conexão do novo servidor

 

6 – Nas próximas telas podemos ver algumas informações sobre o procedimento que está sendo executado, como location dos logs, evolução e etc. Clique em upgrade para executar a atualização.

 

Após a conclusão da atualização você já poderá acessar os projetos antigos no novo ambiente.

NÃO SE ESQUEÇA DE REAPLICAR TODOS OS PATCHES CORRETIVOS, ISSO É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA UM BOM FUNCIONAMENTO DO AMBIENTE.

Você poderá se informar sobre as novas atualizações no suporte da Oracle, segue o link

https://support.oracle.com

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Para realizar o processo de upgrade, todos os serviços do servidor de destino precisam estar iniciados.
  • É indicado que após a realização do procedimento seja feito um refresh dos GUID’s dos users.

Espero que tenham gostado!!!!

Abraços

Felipe Idalgo

comentários
  1. Eduardo Carioca disse:

    Parabéns, cara.

    Excelente artigo. Muito claro e pontual.

    Abcs,
    Eduardo.

    • Felipe Idalgo disse:

      Fala Eduardo, boa noite.

      Muito obrigado por nos deixar um feedback sobre o post.

      Aproveito para lhe contar que muito em breve será lançada a nova versão do OBIEE Brasil, nela contaremos com uma série de novidades, inclusive um fórum para discutirmos melhores práticas, new features, projetos e etc, isso ajudará bastante na troca de conhecimento com outros profissionais da área.

      Te vejo por lá.

      Abraço

      • Paulo disse:

        Galera, boa tarde !! Feliz 2013!! Sou profissional de OBIEE, e não conhecia o Blog. Gostaria de parabenizar a todos os autores do Blog e vamos fortalecer esta comunidade a nivel nacional. Tenho experiencia desde a vesão 10g, e em ETL OWB e um pouco de ODI. Estou a disposição dos senhores para trocarmos experiencias…

        Abraços a todos

  2. Tiago Dib disse:

    Paulo um feliz 2013, obrigado por colaborar com nossa proposta que é fortalecer e unir os profissionais de Obiee no Brasil. É muito importante a participação de todos os profissionais de nossa área, pois somente assim conseguiremos criar uma base de conhecimento para que novos profissionais possam buscar informações e se comunicar com outros profissionais no Brasil.

    Um abraço

    Tiago Dib.

Deixe um comentário